Visita de Estudo EMRC |
Visita de Estudo ao Zoo Santo Inácio |
No dia 30 de maio de 2022, os alunos e
alunas inscritos em EMRC do 5º Ano tiveram a
sua Visita de Estudo ao ZOO SANTO INÁCIO. O
imaginário dos alunos e alunas, tinha
maximizado, há muito tempo, a espectativa de
ver pela primeira vez certas espécies de
animais, desde os mais altos do mundo, às
espécies mais pequenas de répteis e
incestos. E assim aconteceu. Do reino dos
macacos ao mundo tropical; do reptilário à
savana africana; do túnel dos leões
asiáticos ao aquário dos pinguins; do mundo
das hienas às encostas dos mabecos; da casa
dos animais noturnos, aos abrigos das araras
e papagaios; do bosque das panteras das
neves às pradarias dos cangurus. Tudo e
todos ali, lado a lado, tangendo
experiências e saberes, articulando
ciências, ética e cidadania. Nesta
atividade, que teve a duração de um dia
completo, os discentes tiveram a
oportunidade de reforçar e aplicar
conhecimentos, capacidades e atiudes
resultantes das aprendizagens essenciais
adquiridas nas aulas de EMRC; e exercitar,
ao seu nível, várias das competências do
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória. As interações estabelecidas com
os doentes, interpares e com o meio,
permitiram-lhes fomentar a sociabilização
através da partilha de experiências únicas
entre grupos heterogéneos; promover a
responsabilidades individual e em grupo;
conhecer diversas espécies animais; e
contribuir para a formação integral dos
alunos como cidadãos conscientes, livres e
responsáveis. Acácio Sanches |
https://youtu.be/CW9wwUp7JbU |
|
Visita de Estudo ao Azurara Parque Aventura |
As alunos e alunas do 6º Ano, inscritos em
EMRC, desenvolveram um conjunto de
atividades no Azurara Parque Aventura, ao
longo de todo o dia. À chegada, os
responsáveis e monitores do parque
aguardavam os nossos alunos para os iniciar
no espírito e nas dinâmicas do Parque
Aventura. Depois de uma palestra sobre os
grandes objetivos das atividades e as normas
e procedimentos de segurança a adotar em
todas as situações, o grande grupo foi
dividido em 4 pequenos grupos, segundo a cor
das pulseiras atribuídas. Teve início um
autêntico carrocel intenso de desafios, em
quatro grandes áreas, nas quais os grupos se
revezaram durante o dia, de forma a
percorrer todas as atividades: tiro com
arco, torres multi-aventura, slide, canoagem
e air bungee. Todas estas ações foram uma
oportunidade de reforçar e aplicar os
conhecimentos, capacidades e atiudes
resultantes das aprendizagens essenciais
adquiridas nas aulas de EMRC, ao longo do
ano escolar. Ao mesmo tempo, puderam
desenvolver algumas das competências do
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória. As interações estabelecidas com
os doentes, interpares, com os monitores do
Parque e com o meio envolvente, permitiram
aos alunos e alunas fomentar a
sociabilização através da partilha de
experiências únicas entre grupos
heterogéneos; promover a responsabilidades
individual e em grupo, contribuindo
igualmente para a sua formação integral
enquanto cidadãos conscientes, livres e
responsáveis. Acácio Sanches |
https://youtu.be/cr-y-_YYbKg |
|
Visita de Estudo a Lisboa |
Para alguns dos alunos e alunas, que
participaram nesta atividade, foi a primeira
vez que visitaram a capital do nosso país. A
visita de estudo insere-se no âmbito das
aprendizagens essenciais de EMRC, do 7º Ano,
tendo por isso um caráter inter-religioso,
científico, histórico artístico e cultural.
Foi uma jornada intensa e exigente para os
docentes e discentes, pelo que fica aqui no
nosso imenso agradecimento a todos os que
contribuíram para que fosse possível.
Encontrámo-nos todos, pelas 06h00, junto da
nossa escola sede. Às 10h30, os dois grupos
de discentes chegavam a Lisboa, visitando,
cada um, por sua vez, ora o Templo Hindu,
ora a Mesquita Central. O pic-nic do almoço
organizou-se no Parque Eduardo VII, com
vista para o Tejo e sob a alçada do Marquês
de Pombal. Seguiu-se a visita à Sinagoga,
perto do Largo do Rato, com todos os alunos
cobertos de “Quipá”. Dali seguimos para a
Basílica da Estrela, passando pelo jardim
com o mesmo nome. O lanche foi partilhado
nos jardins de Belém, entre o Mosteiro dos
Jerónimos e o Padrão dos Descobrimentos.
Houve ainda tempo para dizer um “olá” à
torre de Belém, de costas para o velho do
Restelo. E assim, teve início a viagem de
regresso, através dos campos do oeste, entre
pomares de pera rocha. Além de dar a
conhecer aos nossos alunos e alunas o
património religioso, cultural e
arquitetónico, único no país, de quatro
confissões religiosas, esta iniciativa
proporcionou-lhes experiências e
conhecimentos sólidos para compreender as
reais raízes e motivações do diálogo
inter-religioso; e que os sensibilizou para
a necessidade de, eles mesmos, se tornarem
protagonistas da tolerância e da inclusão
inter-cultural e inter-religiosa. Cumpriu-se
o planificado, mas não serão mensuráveis os
ganhos em oportunidade de reforço e
aplicação dos conhecimentos, capacidades e
atiudes resultantes das aprendizagens
essenciais adquiridas nas aulas de EMRC, ao
longo do ano escolar. Ao mesmo tempo,
percebeu-se que os alunos puderam
desenvolver algumas das competências do
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade
Obrigatória. Além disso, as interações
estabelecidas com os doentes, interpares,
com os responsáveis dos lugares sagrados
visitados, aos quais agradecemos, permitiram
aos alunos e alunas fomentar a
sociabilização através da partilha de
experiências únicas entre grupos
heterogéneos; promover a responsabilidades
individual e em grupo, contribuindo
igualmente para a sua formação integral
enquanto cidadãos conscientes, livres e
responsáveis. Acácio Sanches |
https://youtu.be/H6AQDwc0P9w |
|
Visita de Estudo de EMRC à Galiza: Corunha e Santiago |
Nos dias 20 e 21 de maio, os alunos do 9º.
Ano inscritos em EMRC participaram numa
Visita de Estudo à Galiza, que lhes permitiu
conhecer a cidade da Corunha, nomeadamente o
Passeio Marítimo, o Museu interativo Domus -
Casa do Homem, a Torre Hércules, o “Aquarium
Finisterrae”, o Museu interativo da Casa das
Ciências e o Parque de Santa Margarita. Após
o fausto jantar, o dia terminou entre jogos,
cantigas e dinâmicas de grupo, na Praia do
Gandarío, ao som das ondas do mar. Só,
então, os alunos recolheram ao alojamento,
numa inesquecível noite de bom e
reconfortante descanso. No dia seguinte, o
tempo de lazer e descontração, que voltou ao
mesmo areal, não impediu os/as mais
corajosos/as a experimentar as águas do
Atlântico. A meia manhã, o grupo de alunos
rumou em peregrinação a Santiago de
Compostela. Ocorrendo o Ano Jacobeu, os
alunos tiveram a oportunidade singular de
entrar na Catedral pela chamada Porta Santa,
apenas aberta em anos especiais. Seguiu-se a
visita às relíquias do Apóstolo Tiago, que
permanecem no locutório situado precisamente
abaixo do Altar-Mor. A contemplação do
esplendor dourado do retábulo principal, dos
magníficos órgãos de tubos e do
“botafumeiro”, com os seus 53 kg e 1,50 m de
altura, completaram o périplo pelo mais
importante polo de peregrinações da
Península Ibérica. Seguiu-se um aprazível
passeio pelas típicas e mais antigas ruas da
cidade, que não passou despercebida aos
pacatos transeuntes. O regresso foi festivo;
e o contentamento geral, à chegada, todos o
puderam ver espelhado nos rostos de cada
aluno/a. Acácio Sanches |
https://youtu.be/IJnVCnw3bvc |
|
Os alunos do 8º. Ano no EMRC SpringFest’22 |
Os nossos alunos do 8º Ano participaram na
1.ª edição do EMRC SpringFest’22 da
disciplina de Educação Moral e Religiosa
Católica. O encontro decorreu no dia 13 de
maio, no Parque da Cidade da Póvoa de
Varzim, com a presença de mais de 4 mil
alunos e professores. Contou com vários
workshops, um mega piquenique, insufláveis,
animação e um concerto com cantor e
compositor Murta. Entre os objetivos do
encontro, além do convívio entre escolas e a
interação com outros contextos educativos,
esteve também a valorização de
comportamentos responsáveis e sustentáveis,
contribuindo para a formação integral dos
alunos. Acácio Sanches |
https://youtu.be/Dr8T_o9TmZw |