Plano de Ensino
a Distância (P@D) - Reapreciação
Agrupamento de Escolas de Ribeirão (AER ) Princípios Orientadores para a sua implementação ver doc (pdf) |
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COMUNICAÇÃO AOS PAIS/ENCARREGADOS DE
EDUCAÇÃO ALUNOS 3.º PERÍODO ENSINO A DISTÂNCIA - PLANO E@D |
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Face à situação que
atravessamos, e com o objetivo de garantir
que todos os alunos continuam a aprender no
presente contexto de isolamento social e de
encerramento dos estabelecimentos de ensino,
o Agrupamento de Escolas de Ribeirão
desenvolveu um plano de ensino a distância
onde constam os procedimentos a adotar. |
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O Ensino a
Distância desenvolve-se através da
realização de sessões síncronas e
assíncronas para o cumprimento das
planificações curriculares, para a
orientação educativa dos alunos (o que se
pretende com cada tarefa, quais as páginas
do manual a consultar, de que modo podem
colaborar com os colegas, onde podem
pesquisar informação adicional, como
autorregularem o seu trabalho) e para
esclarecimento de dúvidas. Cumpre a cada professor gerir, assumindo a modalidade – síncrona e/ou assíncrona – conforme a sua carga horária e o contexto da respetiva turma, sendo imperativo a sua disponibilidade para dar seguimento aos trabalhos dos alunos e proceder à clarificação de dúvidas de cariz mais particular, ou em pequeno grupo, por si agendada. Uma sessão síncrona é um momento de comunicação entre as pessoas em tempo real, exigindo participação simultânea de todos os envolvidos, e em que o emissor envia uma mensagem ao recetor que a recebe de forma instantânea, estabelecendo uma interação imediata. Exemplos de uma sessão síncrona são momentos em chat ou GoogleMeet (videoconferência). Uma sessão assíncrona é realizada em tempos diferentes pelos intervenientes, não exigindo a participação simultânea (em tempo real) dos envolvidos. Os participantes não necessitam estar reunidos ao mesmo tempo, resultando em maior flexibilidade de interação e acompanhamento. Assim, o emissor envia uma mensagem ao recetor que a pode ler e responder noutra altura. Exemplos de uma sessão assíncrona são a participação no stream da plataforma, realização das tarefas enviadas pela professor, as fichas a realizar na própria plataforma, ou esclarecer dúvidas via e-mail. Observação: Cada diretor de turma/professor titular de turma já disponibilizou o respetivo horário aos alunos. |
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E@D |
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E@D Ensino a distância – estratégia para o AER | ||||||||||||||
… Por um lado,
temos de manter apoio alimentar a todos os
alunos que dele necessitem (apoio social);
por outro, dentro das limitações existentes,
temos de conseguir não deixar nenhum aluno
para trás (diversidade de soluções, meios,
estratégias, metodologias, parceiros,
atores). Acredito que é na construção de uma
rede local de atores que conseguiremos
encontrar soluções para chegar a todos,
ainda que de formas diferentes. …. Delegado Regional de Educação do Norte MENSAGEM Esta mensagem é de esperança e de de confiança. Agora sabemos que não voltaremos a ter aulas presenciais este ano letivo. Nem provas de aferição, nem provas finais de 9º ano. Mas sabemos, mais e mais a cada dia que passa, que depende de cada um de nós a garantia de que a escola estará viva, ativa, que a escola se preocupará, sobretudo, em chegar a todos os alunos, especialmente aos que menos recursos têm, aos que mais abandonados estão, aos que menos motivação sentem. Sabemos que é esta a hora de provarmos a imensidão da nossa missão, a importância da nossa ação, o valor da nossa atitude perante a adversidade. Somos, e sei que muitos de nós estamos também fragilizados sim, mas ainda assim somos o exemplo e levaremos nesta onda de positividade os alunos e, por consequência, as suas famílias! Sintam-se serenos, sintam a alegria de estarmos bem, de nos ser pedida a ação de engrandecer uma dimensão deste tempo que nunca mais vamos esquecer. Que seja, cada um de nós, um elemento primordial dentro das suas capacidades, sempre com a vontade de nos superarmos para, em conjunto, vencermos esta crise e, um dia, sermos recordados como os que não deixaram a escola ser penalizada. Juntos, iremos conseguir! Elsa Carneiro Pressupostos É fundamental: Chegar a todos os alunos; Manter um contacto regular entre todos os elementos da comunidade escolar; Consolidar e desenvolver novas aprendizagens; Privilegiar soluções que utilizem processos simples e pouco exigentes ao nível tecnológico; Privilegiar a uniformização de plataformas e procedimentos; Reforçar o papel das lideranças intermédias na supervisão pedagógica; Valorizar o trabalho colaborativo entre os docentes (no interior dos grupos disciplinares e dos conselhos de turma / conselhos de docentes); Institucionalizar uma mudança na prática pedagógica inerente ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; Racionalizar os canais de comunicação internos e externos; Promover a colaboração dos encarregados de educação; Envolver as associações de pais e entidades locais. Calendarização O 3.º período inicia-se hoje, dia 14 de abril. Este dia irá ditar o rumo da nossa vida escolar neste tempo tão excecional será o desenvolvimento da primeira semana oficial de ensino à distância. E é nesta fase que devemos apelar ao bom senso, capacidade de organização, de criatividade, sensibilização para o facto de estarmos a lidar com crianças que temos de captar para o nosso lado, para um trabalho motivador, de apropriação. Assim, importa, antes de tudo, definir que a primeira semana do 3.º período se destina a conceber a estratégia a desenvolver semana a semana, ficando as direções de turma em articulação com os grupos disciplinares, os professores titulares de turma em articulação com os coordenadores de estabelecimento/coordenadores de ano, responsáveis por organizar/distribuir as tarefas que os alunos terão de desenvolver nessa primeira semana. Ribeirão, 14 de abril de 2020 |
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INFORMAÇÃO | ||||||||||||||
Caros alunos e encarregados de educação: Espero que se encontrem bem e de saúde. O Governo de Portugal, no âmbito de um conjunto de medidas devido à pandemia COVID-19, decidiu prolongar a suspensão de todas as atividades escolares (letivas e não letivas) presenciais durante o terceiro período. Esta realidade obriga a um conjunto de medidas na implementação do Ensino à Distância. A direção do Agrupamento e os seus professores estão a trabalhar no sentido de elaborar o respetivo Plano de Ensino à Distância (E@D) do Agrupamento. Aproveitamos para chamar a particular atenção aos alunos e respetivos pais e encarregados de educação que: O ensino à distância exige de todos os intervenientes, alunos, professores, pais e encarregados de educação a continuidade do forte compromisso com a escola, com as atividades letivas, mesmo sendo estas não presenciais. No dia 14 de abril, terá início o 3.º período. Nesse mesmo dia entraremos em contacto convosco para articularmos procedimentos para o ensino à distância. Neste tempo difícil para todos nós devemos continuar a acreditar nas nossas competências e encarar este isolamento presencial como uma aprendizagem, trabalhando para isso em colaboração uns com os outros. Sabemos que iremos enfrentar dificuldades técnicas, pessoais e familiares mas sabemos também que podemos contar convosco para a promoção do sucesso desta modalidade desafiante, tanto quanto poderão contar connosco. A Diretora |
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