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Introdução |
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Nos dias de hoje torna-se premente haver
uma consciencialização das crianças (os
adultos de amanhã) para a importância de
reduzir a utilização dos plásticos, como
medida vital para atenuar a poluição do
planeta e rentabilizar recursos. Assim,
por termos detetado na nossa realidade
escolar e na sociedade em geral o uso
abusivo de embalagens plásticas,
pretendemos, com este projeto, incutir
práticas diárias de redução e
reutilização de embalagens plásticas.
Neste sentido, a finalidade deste projeto é sensibilizar a comunidade educativa para este tema e criar mudanças de hábitos no seu quotidiano, olhando para a necessidade de reutilizar embalagens como medida muito importante na sustentabilidade ambiental do nosso planeta. |
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Temática a explorar: Lixo no oceano
e dependência dos plásticos Descrição do projeto: |
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Realização de
ações de sensibilização em contexto de sala
de aula, através da apresentação teórica em
PowerPoint sobre a problemática do lixo
marinho, seguido do visionamento de um
pequeno filme de animação do Oceanário de
Lisboa - As aventuras do Vasco – “Oceano de
Plástico”, sobre esta temática. A partir
deste filme está dado o mote para
implementação do projeto que contará com
diversas atividades a definir. Exemplos: As crianças têm ainda a oportunidade de realizar uma atividade prática de limpeza do areal/ monitorização de lixo numa praia do concelho. Nessas ações práticas de limpeza do areal em diversas praias do concelho, os alunos terão a oportunidade de sensibilizar os banhistas presentes para a problemática do lixo marinho, recolher, registar e monitorizar o lixo encontrado no areal, o que permitirá obter informação útil sobre as quantidades e tipos de lixo recolhidas. Outras. |
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Metas/ objetivos | Alertar os alunos
para os problemas atuais relacionados com a
poluição dos oceanos/mares e suas fontes; Sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho; Explicar como é possível ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, assim como a biodiversidade marinha; Contribuir para a adoção de comportamento ambientalmente corretos e reduzir o lixo que é gerado nas praias; Diminuir a utilização do plástico; Reutilizar as embalagens plásticas sempre que possível. |
Estratégias |
Promover palestras informativas à Comunidade
Educativa; Proporcionar aos alunos e seus familiares o contacto com as praias da região e constatar a falta de limpeza das mesmas; · Teatro de fantoches e pequenas dramatizações; Exploração de músicas; Prática da atividade física e desportiva; Criar uma oficina de reciclagem; Dramatização de histórias; |
Fases da atividade | |||
1.ª fase | 2.ª fase | 3.ª fase | 4.ª fase |
Palestras, pesquisa, recolha e análise por parte dos alunos e Encarregados de Educação de notícias que tenham a ver com a temática apresentada | Seleção de hábitos de reciclagem e reutilização dos plásticos com base nas notícias recolhidas. Criação de uma oficina de reciclagem. | Elaboração de ações de sensibilização para a comunidade educativa, de modo a promover hábitos diários de reciclagem e reutilização de plásticos. | Elaboração de uma exposição. Apresentação de um panfleto informativo à Comunidade Educativa sobre a reciclagem e reutilização dos plásticos |
Articulação do projeto com as orientações curriculares | Para o desenvolvimento deste Projeto Escola teremos por base o Projeto Educativo do Agrupamento «Uma Escola que Aprende», articulando, sempre que possível, com o pelouro de ambiente da Câmara Municipal. | ||
Parcerias | Para implementação deste projeto contamos com o apoio dos parceiros habituais: Junta de Freguesia, Câmara Municipal e Associação de Pais. | ||
Fradelos, 27 de setembro de 2018 |